Lugar Algum

Um dos meus filmes favoritos da década de 80 é Ruas de Fogo. É uma espécie de ópera-rock, recheado de referências dos anos 50, 60, 70 e 80, com uma história que trabalha a velha busca de um herói tentando salvar a donzela do vilão, mas utilizando motocicletas, carros antigos, ruas escuras, e muito rock. É um prato cheio para quem gosta de tudo isso e mais um pouco. Michael Parré faz o personagem recorrente dele, e é um ator que saiu de cena há muito tempo, sendo visto em alguns poucos filmes nas décadas de 90 e 2000. Diane Lane, linda na época, continua sendo uma atriz bonita, com um talento que se mantém.

O que me chama a atenção para o filme, dentro da trilha sonora, é a música Nowhere Fast. Empolgante, vibrante, daquelas que faz a gente querer sair do lugar, escutando. É a minha trilha sonora básica para as minhas corridas de final de tarde, e me faz sentir saudades de pegar uma estrada.

and I don’t know where I ever got the bright idea that I was cool
so alone and independent
but I’m depending on you now
and you’ll always be the only thing that I just can’t be without
and I’m out for you tonight
I’m comin’ out for you tonight

(E eu não sei daonde tirei a brilhante idéia de que eu era legal
Tão sozinha e independente
Mas estou dependendo de você agora
E você sempre será a unica coisa que eu não posso ficar sem
E eu estou indo pra você esta noite
Estou indo pra você esta noite)

Nas vozes de Laurie Sargent e Holly Sherwood, do grupo Fire Inc. esta parte da música é fenomenal. Sempre gostei de músicas, filmes anos 80, mas este filme junta as duas coisas de uma maneira que sempre dou um jeito de ser recorrente a ele.

No caso do herói e da mocinha, o clichê mais básico do cinema (herói caído volta a cidade e reencontra antigo amor, e precisa salva-la das mãos do vilão), demonstra que mesmo caras durões, dignos do papel de anti-herói, e mocinhas ditas como “independentes”, são capazes de se entregar. Existe sempre um pouco da mocinha querendo ser salva, dentro de cada mulher, esperando pelo “herói” perfeito salva-la. Mas, no dia-a-dia, algumas coisas não dão espaço para contos de fadas. O filme pode ser “traduzido” como um conto de fadas, mas com os pés no chão, sem aquela história de “principes encantados”.

Algumas mulheres, no fundo, querem ser salvas delas mesmas.

 

Etiquetado , , , , , , , , ,

3 pensamentos sobre “Lugar Algum

  1. jamile disse:

    espero que isso não tenha nada a ver com a lady do cachorro-quente. guardanapos, me salvem! hahaha.

    • Y M Barbosa disse:

      Tu trapaceou… juntou mais guardanapos que eu, depois que eu tinha parado de comer, hauhauhauhahuauhahu

      E guardanapos não tem nada a ver com anti-heróis… ou, tu está me chamando de donzela?

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Yul Barbosa, Yul Barbosa. Yul Barbosa said: Lugar Algum: http://wp.me/pU96p-8N […]

Deixe um comentário