Mulheres-Maçãs

Existe um poema do Machado de Assis, que fala sobre as mulheres-maçãs:

“Mulheres são como maçãs em árvores.
As melhores estão no topo.
Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão,
que não são boas como as do topo,
mas são fáceis de se conseguir.

Assim as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas,
quando na verdade, eles estão errados…

Elas têm que esperar um pouco para o homem certo chegar,
aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore.”

A minha teoria é de que, quando maior a espera para estar do lado de uma pessoa, mais valorizado será o tempo com ela. Parece que, cada vez mais as pessoas tem preguiça de subir até o topo para estar com alguém de qualidade, que realmente valha a pena estar junto. Se envolver com alguém significa arriscar, muitas vezes a ter um coração partido, uma rejeição. É como um alpinista temer subir uma montanha por medo, não do que vai encontrar lá em cima, mas do que pode encontrar pelo caminho. Medo do desconhecido é comum, mas ele nos impede se fazermos coisas grandiosas, como estar do lado de alguém que realmente vale a pena.

Não há vida sem riscos, diria um grande poeta. As melhores coisas da vida só são obtidas através dele. Arriscando alma, coração, mente e espírito. Gosto da frase “O Milho só vira pipoca quando vai para o fogo”.

Estou acompanhando uma geração que começou a se acomodar. Prefere as coisas fáceis nas mãos, sem muito trabalho. Os relacionamentos são baseados em modas, não em sentimentos, e idolatrando ídolos vazios. Para essa geração que está crescendo, confundir sentimentos é algo comum, que vai ser tornar perigoso daqui alguns anos. Prevejo relacionamentos de instantes, daqueles que não durarão mais anos, meses ou semanas, e sim, minutos, sem elos ou amarras (das positivas, não das que prendem).

Mulheres-fruta temos aos montes, mas as mulheres-maças são aquelas que não centralizam o que são ao redor do corpo, e sim da mente. São as mulheres que têm um poder mais afrodisíaco que o corpo, que é a inteligência. Gosto de pensar que essas serão as mulheres com quem os homens que se arriscam a chegar no topo da árvore estarão sentados na varanda, daqui 50 anos, conversando sobre a vida, sobre tudo que passaram juntos, e sobre os planos para os anos que ainda estarão por vir.

Mulheres-maças são aquelas que são reservadas apenas para os homens certos.

Etiquetado , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “Mulheres-Maçãs

  1. betty disse:

    Gostei muito! parabens!

  2. marilia disse:

    voce é genial…hoje em mim os homens tem preguiça de conquistar e se contentam com as maças caidas no chão…é dificil estar no topo olhando eles catando do chão….é como se nós tivessemos menos valor do que elas pois eles preferem elas …..será que um dia isso mudará??

Deixe um comentário