Pré-Determinismo

A vida sempre coloca mais de uma escolha, em qualquer situação

Algumas pessoas acreditam que a vida já tem um rumo definido, e que ao nascermos, estamos apenas cumprindo as determinações. Há também a teoria do livre-arbítrio, que somos livres para fazer o que quisermos.

Nos acostumamos a colocar a culpa em alguma coisa, ou alguém, quando as coisas dão errado. Olhamos para cima, e culpamos Deus. Há pessoas que costumam dizer que foi vontade dele como as coisas aconteceram. Mas, se as coisas dão certo, enchem o peito, e dizem “Fui eu quem fiz”. Como podemos dizer que Deus quis, se uma das bases da religião cristã é justamente o livre-arbítrio? Como ele estaria interferindo na nossa vida, colocando-nos a mercê da vontade dele, se ao mesmo tempo, somos livres para fazermos o que quisermos?

Metafisicamente falando, existe a teoria dos múltiplos universos. Parece algo saído de histórias em quadrinhos, mas é algo que os físicos teóricos falam há muito tempo. Tomamos uma decisão com várias possibilidades de escolha. Cada uma dessas escolhas geraria uma linha paralela de acontecimentos, enquanto seguimos em uma delas, sem tomar conhecimento das outras. Deja vu, aquela sensação de o que está acontecendo já teria acontecido, é apenas o vislumbramento de uma das outras linhas.

Para os que seguem filosofias orientais, existe o karma. Muita gente fala em karma sem entender o que ele é. Quando falam “fulano é meu karma”, “aquela empresa é meu karma”, significa que aquela pessoa, lugar, coisa, está na vida dessa pessoa para puní-la. Karma não é isso. Karma é outra coisa.

Karma tem o significado de ação. Existe a lei da física que diz “para cada ação, existe uma reação igual e contrária. Se puxarmos um elástico e soltarmos, ele irá voltar para o mesmo lugar. Se atirarmos uma bola para o alto, ela irá cair e rebater no chão voltando para mesma altura. Só não fica nesse eterno sobe e desce por leis da física, que fazem com que ela perca a intensidade. No karma, para cada ação que fazemos na vida, seja ela boa ou ruim, existirá algum retorno. Quando plantamos, colhemos. Colheremos bons frutos se tomarmos as ações certas, ou nossa colheita não servirá para nada.

Somos responsáveis pelo que acontece na nossa vida. Aonde estamos hoje é resultado de nossas ações, escolhas e atitudes. Não estamos em um lugar por obra do acaso, ou por decisão de um ser supremo. Apenas porque lá atrás tomamos uma curva no caminho, que nos trouxe até aqui.

About these ads
Etiquetado , , , , , ,

One thought on “Pré-Determinismo

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Yul Barbosa, Yul Barbosa. Yul Barbosa said: Pré-Determinismo: http://t.co/mxa7fWz […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: